Uma plataforma de emulador simula a execução de um aplicativo em um ou mais dispositivos de destino. Por exemplo, o Sun Java Toolkit para CDC permite que você execute aplicativos em vários dispositivos de exemplo, ou "aparências" incluídas no emulador. Um emulador permite que você compreenda a experiência do usuário em um aplicativo de um determinado dispositivo e teste a portabilidade do aplicativo em diferentes dispositivos.
No IDE, especifique a plataforma do emulador nas propriedades do projeto. Muitas plataformas do emulador são empacotadas como SDKs (software developer kits) de fabricantes de dispositivos móveis.
Algumas das diferenças entre os emuladores incluem seu suporte para:
Observe que o fato de ter um emulador não elimina a necessidade de testar o aplicativo nos dispositivos de destino reais. Um emulador só pode aproximar a interface de usuário, a funcionalidade e o desempenho de um dispositivo. Por exemplo, um emulador pode não simular de forma precisa a velocidade de processamento, assim, um aplicativo pode ser executado mais rápido ou devagar em um dispositivo de destino do que em um emulador.