Criando um cliente de serviços Web móvel de três camadas
Consulte também
Com o Gerador de cliente móvel para aplicação Web, crie um cliente MIDP, um servlet e arquivos de suporte para permitir que um MIDlet se comunique com um serviço Web. Esse tipo de conexão utiliza três "camadas": cliente, aplicação web contendo servlet e servidor. O cliente se comunica com o servlet de middleware gerado usando um protocolo de comunicação proprietário. O servlet e o servidor se comunicam usando mensagens SOAP (Simple Object Access Protocol) padrão.
O código gerado pelo Gerador de cliente móvel para aplicação Web possui uma marca que pode ser tão pequena quanto 3 kilobytes, para que possa ser implantada em dispositivos Java ME MIDP inferiores. A largura de banda de rede usada em chamadas do cliente para o servidor também é eficiente, geralmente usando somente um pouco mais que o mínimo necessário para transferir os dados não processados.
O Gerador de cliente móvel para aplicação Web cria:
- Uma classe cliente Java ME
- Classes de suporte e um servlet
- Um arquivo de mapeamento em formato xml que pode ser usado para regenerar o servidor e as classes cliente Java ME.
- Opcionalmente, um MIDlet que pode ser visualizado e modificado.
Para criar um cliente móvel para uma aplicação de serviço Web:
- Clique com o botão direito do mouse em um nó do projeto (ou crie um novo
projeto de aplicativo móvel que não seja um aplicativo Hello MIDlet) e escolha Novo Arquivo/Pasta.
- No assistente para Novo arquivo, escolha MIDP em Categorias. Em Tipos de arquivo, escolha Cliente móvel para aplicação web.
- Na página Seleção de servlet e tipo de cliente, selecione a aplicação Web desejada (se houver mais de uma disponível).
O menu suspenso lista todas as aplicações Web abertas. Caso você não veja a aplicação Web desejada, escolha Abrir aplicação Web e navegue para a pasta do projeto que deseja abrir.
- Indique um nome para o servlet gerado e escolha uma localização e um pacote para o servlet dos menus suspensos.
- Especifique se o cliente móvel irá se conectar através de métodos na aplicação Web ou de um cliente de serviço Web na aplicação Web. Clique em Próximo para continuar.
- Se você escolher Métodos na aplicação Web, a próxima página será Métodos em projetos Web.
Se você escolher Cliente de serviço Web em aplicação Web, a próxima página será Operações dos serviços Web.
- A página Métodos em projetos Web mostra os métodos disponíveis no projeto Web selecionado. Marque os métodos que você deseja que o cliente use.
- A página Operações dos serviços Web exibe os serviços disponíveis no projeto Web selecionado.
Marque os métodos que você deseja que o cliente use.
Clique em Próximo.
- Em seguida, selecione entre estas opções de geração:
- Gerar stubs. Gera métodos de stub (proxy no cliente) no cliente para cada serviço exportado. Os nomes dos métodos são incorporados no nome da classe. Ao usar HelloService por exemplo, o método sayHello() é exportado. O método stub gerado cria um método no cliente chamado example_HelloService_sayHello(). Se essa opção não for selecionada, somente um método será gerado no cliente.
- Permitir ponto flutuante. Ativa o suporte para tipos de dados duplos e flutuantes.
- Clique no botão Terminar.
O arquivo de configurações é aberto no Editor. Os stubs de cliente são gerados no segundo plano.
- Construa e implante o aplicativo de servidor. Observe que novos arquivos foram criados no projeto Web.
- Depois que o aplicativo de servidor for implantado, você poderá executar o projeto Mobile e testar o cliente gerado.
- Apenas um cliente por arquivo WSDL é aceito. Você pode criar mais clientes ou criar um serviço composto e acessar através do Gerador de cliente móvel para aplicação Web através de um modo de serviço genérico.
- O mesmo se aplica a tipos de dados especiais como enumerações e outros tipos de dados não compatíveis com WS-I. Uma classe de empacotador também pode ser criada e acessada através do Gerador de cliente móvel para aplicação Web.
- O Gerador de cliente móvel para aplicação Web não oferece suporte atualmente para URLs protegidos se eles estiverem protegidos por firewall e exigirem configurações de proxy. Nesse caso, você deve baixar o arquivo WSDL usando o navegador Web.
- O JDK 1.5 é necessário para criar serviços Web. Caso você não tenha o JDK 1.5, ou se estiver limitado ao JDK 1.4, poderá baixar módulos extras da Central de atualizações (Ferramentas > Central de atualizações).
- Os arquivos gerados não devem ser editados. Todas as alterações feitas nos arquivos (exceto o MIDlet de exemplo) serão perdidas quando você regenerá-los.
- Consulte também
-
- Criando um aplicativo MIDP cliente/servidor
- Atualizando arquivos do cliente dos serviços Web Java Me
-
Notificações legais