Com o assistente para Cliente de serviços Web, você pode criar arquivos stub (proxy no cliente) que chamem diretamente um serviço Web usando o protocolo SOAP. Os stubs do código usam um arquivo WSDL (Web Service Descriptor Language) e implementam a especificação de serviços Web .
Antes de começar, você já deve ter um arquivo WSDL compatível com WS-I , disponível no sistema ou em um local que possa ser alcançado através do protocolo HTTP.Você também deve ter um dispositivo ou emulador de dispositivo que ofereça suporte à especificação JSR-172 para executar e implantar o projeto com êxito.
Para criar o cliente de serviços Web:
Clique com o botão direito do mouse em um nó do projeto e escolha Novo - Móvel para aplicação Web cliente.
Na Aplicação Web, escolha o local do projeto Web que deseja usar.
Identifique o local do arquivo .wsdl do serviço Web que será adicionado ao projeto.
Se o serviço WSDL estiver na Web:
Escolha Serviço Web em execução e insira o URL do arquivo .wsdl e indique um nome de arquivo local para o arquivo .wsdl recuperado.
Se você estiver protegido por firewall, clique em Configurações do proxy para designar o host e a porta HTTP apropriados.
Clique em Recuperar WSDL para obter uma cópia local do arquivo .wsdl.
O IDE baixa o arquivo .wsdl.
Se você tiver um arquivo .wsdl no sistema, selecione Arquivo WSDL existente e indique um nome de arquivo.
O arquivo WSDL é recuperado e o resto dos campos na página são preenchidos com nomes padrão derivados do nome do arquivo WSDL.
A mensagem "O arquivo WSDL não é compatível com WS-I conforme exigido pela especificação" indica que o cliente não pode ser gerado com o arquivo WSDL selecionado.
Para resolver este problema, você pode alterar o estilo do arquivo WSDL (consulte o site na Web ). Outra opção é usar o Gerador de cliente móvel para aplicação Web para criar uma conexão de serviços Web de "três camadas".
Pressione Terminar.
O IDE cria um arquivo de configurações aberto e gera os stubs clientes.
Em algumas situações, pode ser necessário converter tipos CLDC 1.1 em CLDC 1.0, o que significa que os tipos Float e Double são convertidos em variáveis de String. Para fazer a conversão, marque a caixa de verificação “Converter ponto flutuante em string” no arquivo de configurações e clique no botão Gerar stubs.
Se você estiver protegido por firewall, não há configuração pública disponível para o proxy HTTPS no NetBeans. Para solucionar isso, execute o IDE da linha de comando com o comando -J-DhttpsProxy.host e -J-DhttpsProxy.port,
ou adicione as configurações de proxy no arquivo /etc/netbeans.conf.
Os arquivos gerados não devem ser editados. As alterações feitas nos arquivos serão perdidas quando eles forem atualizados com o arquivo de configurações.