Gerador de cliente móvel para aplicação Web:
página Opções do cliente
Consulte também
Use o Gerador de cliente móvel para aplicação Web para gerar um servlet e cliente MIDP que se conecte a uma aplicação Web que inclua um cliente de serviço Web. Esse tipo de conexão utiliza três "camadas": cliente, aplicação web com servlet e servidor. O cliente se comunica com o servlet de middleware gerado usando um protocolo de comunicação proprietário. O servlet e o servidor se comunicam usando mensagens SOAP (Simple Object Access Protocol) padrão.
Abra o Gerador de cliente móvel para aplicação Web selecionando um projeto e escolhendo Arquivo > Novo arquivo e selecionando Cliente móvel para aplicação Web da Categoria MIDP. A página Opções do cliente é a última página do assistente.
Nesta página, especifique:
- O nome e a localização do cliente a ser criado.
- Os tipos de código que serão gerados para o cliente.
- Se você desejar regenerar os arquivos de servlet e cliente com opções diferentes, não terá que recriá-los neste assistente. Você pode clicar no arquivo de configurações para alterar as opções e regenerar os arquivos.
Para especificar o nome e a localização do servlet gerado, indique informações nos seguintes campos:
- Nome do cliente. Nome do arquivo cliente a ser gerado.
- Pacote. Pacote onde a classe ficará localizada.
Em seguida, escolha entre as seguintes opções.
- Gerar stubs. Gera métodos de stub (proxy no cliente) no cliente para cada serviço exportado. Os nomes dos métodos são incorporados no nome da classe. Ao usar HelloService por exemplo, o método sayHello() é exportado. O método stub gerado cria um método no cliente chamado example_HelloService_sayHello(). Se essa opção não for selecionada, somente um método será gerado no cliente.
- Gerar chamadas agrupadas. Gera código adicional para oferecer suporte a várias chamadas para serviços no servidor em uma única solicitação e resposta HTTP.
Quando ativada com a opção Gerar métodos stub também ativada, um método gerado é criado no cliente para cada serviço exportado com o nome do método stub terminando com Grouped. Ao usar HelloService por exemplo, o método sayHello() é exportado. O método stub gerado
cria um método no cliente chamado example_HelloService_sayHelloGrouped().
Quando a opção é selecionada, o servidor é chamado somente depois que várias chamadas agrupadas são feitas e o método getGroupedResults() na classe cliente é chamado. Todas as chamadas de método são realizadas em uma única solicitação e resposta de HTTP. Os métodos são executados na ordem em que foram chamados. Os resultados são retornados em um objeto de enumeração.
Se uma chamada de servidor causar uma exceção, a exceção é lançada quando getGroupedResults() for chamado. Quando uma exceção é lançada em uma seqüência de chamadas agrupadas, as chamadas realizadas após a exceção não são processadas.
- Permitir ponto flutuante. Ativa o suporte para tipos de dados duplos e flutuantes.
- Gerar código de rastreamento. Gera um código de rastreamento que fornece informações de tempo de execução durante a realização de chamadas remotas. A saída do rastreamento do cliente vai para a saída padrão da implementação MIDP. A saída do rastreamento do servidor vai para o arquivo de log do servidor. Ative esta opção para gerar versões de código de rastreamento do cliente e do servidor para ajudá-lo se ocorrerem problemas de conexão entre o cliente e o servidor.
- Opcionalmente, escolha Criar MIDlet de exemplo para criar um MIDlet de exemplo que possa se conectar ao serviço Web.
Clique em Terminar para gerar:
- Uma classe cliente Java ME
- Classes de suporte e um servlet
- Um arquivo de configurações em formato xml que pode ser usado para regenerar o servidor e as classes cliente Java ME.
- Opcionalmente, um MIDlet que pode ser visualizado e modificado.
Consulte também
- Sobre serviços Web
- Conectando aplicativos MIDP a serviços Web
- Criando um cliente de serviços Web Java ME (JSR-172)
- Criando um cliente de serviços Web móvel de três camadas
-
Notificações legais